SERVIÇOS E ATRAÇÕES

Nossa história

A família Triacca, vinda de Sovizzo uma comuna italiana da região do Vêneto, norte da Itália, desembarcou no Brasil em meados de 1881. Suas primeiras moradas foram nas colônias italianas de Conde d’Eu e Dona Isabel, que deram origem às cidades Garibaldi e Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul.

Quase um século depois da chegada da família ao Brasil, Claudino Triacca, com o seu espírito aventureiro e empreendedor, migrou para o Planalto Central em 1977 com alguns de seus filhos, em busca de novos desafios e oportunidades: cultivar a terra e prosperar. Começa então nessa fazenda a história da família Triacca no Distrito Federal.

Um dos filhos do Seu Claudino (como era conhecido) o Ronaldo Triacca, apostou na diversificação do cultivo do solo e otimização da área da fazenda, criando a Villa Triacca Eco Pousada. O propósito da pousada é promover uma experiência charmosa preservando as riquezas naturais, valorizando os recursos da região e compartilhando a história da família Triacca.

Hoje a Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, vinhos sim, porque o sonho antigo de produzir vinhos finos assim como a família Triacca produz na Itália, está se tornando uma realidade. Essa paixão pela produção de vinhos está no sangue da família. Hoje temos o primeiro vinho do Distrito Federal o SEU CLAUDINO, da uva Syrah, muito bem adaptada na região. Essa é uma homenagem especial ao nosso amado Claudino Triacca.


A nossa carta de vinhos

Valorizamos os vinhos nacionais produzidos do Sul ao Nordeste pelos desafios e cuidados do cultivo das uvas e por conhecermos os diversos terroirs* do nosso país. Em nossos estudos nos surpreendemos com a qualidade e potencial dos vinhos nacionais. Em nossa carta damos preferência aos vinhos de colheita de inverno com a tecnologia da poda invertida ou dupla poda* produzidos nas regiões do sul de Minas, norte de São Paulo, Goiás e muito em breve no Distrito Federal. Com essa técnica, aproveitamos o que há de melhor no nosso terroir, que são as noites frias, dias quentes e ensolarados no período da seca, é essa amplitude térmica aliada ao clima propício e altitude elevada que são responsáveis pela elaboração de vinhos espetaculares. Esperamos que deguste, saboreie e amplie sua e experiência com os vinhos nacionais.

Após desfrutar de bons momentos nesta charmosa pousada, se ingeriu alguma bebida alcoólica e vai sair, peça para alguém dirigir no seu lugar. Queremos você de volta em outros belos encontros.

* Terroir: é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o microclima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho.

* Poda invertida ou dupla poda: consiste na alteração do ciclo reprodutivo das vinhas, já que ao invés da colheita da uva ser realizada no verão, quando existe forte possibilidade de incidência de chuvas, as uvas são colhidas (a chamada vindima) no inverno.

Cobramos taxa de rolha no valor de R$ 50,00 por garrafa aberta.


GASTRONOMIA

Um ambiente rústico e acolhedor, com um deck sobre o lago, onde se pode apreciar lindos peixes e uma bela vista. O restaurante da Villa, oferece um farto café da manhã, o almoço e jantar são à la carte.

Localizada a apenas 50 minutos de Brasília, apenas 60km sentido Unaí-MG. Possui asfalto até a entrada da pousada. Venha desfrutar de descanso em meio à natureza!


Café da Manhã:
Todos os dias de 7:00h às 10:00h (Incluso na diária.)

Almoço:
Todos os dias à la carte: 12:00h às 15:00h.

Jantar:
Todos os dias de 18:30h às 22:00h.


*Observações:​ Não trabalhamos com DayUse (passar o dia), nossas dependências são exclusividade dos hóspedes.

VINÍCOLA

Como as profecias de Dom Bosco, que anteviu as riquezas do Planalto Central,“onde jorrará leite e mel”, em Brasília, no Planalto Central, jorrará também vinhos nobres. 

Sim, A Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, além dos serviços já oferecidos, como uma confortável hospedagem em meio a uma natureza exuberante, irá também produzir vinhos finos. Esse projeto nasce de um sonho e um desejo antigo de Ronaldo Triacca, de produzir vinhos. Não é por acaso: a paixão por vinhos, oriunda provavelmente da descendência italiana, cuja família desembarcou ainda no século XIX, na serra gaúcha, foi um dos fatores para tomada de decisão. Inclusive há uma grande vinícola na Itália, chamada Casa Vinícola Triacca, mas não há ligação familiar próxima. Mas o principal motivo que o fez investir na vitivinicultura foi a tecnologia da Epamig ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) desenvolvida pelo Dr. Murillo de Albuquerque e sua equipe, chamada Dupla Poda, ou Poda Invertida, que consiste em produzir uvas viníferas no período do inverno, tanto em algumas regiões da Serra da Mantiqueira (MG, SP e RJ), como em algumas regiões do Planalto Central (GO e DF principalmente) e na Chapada Diamantina, na Bahia. Todas essas regiões possuem terroirs com potencial para se produzir vinhos de excelente qualidade, pois as uvas se desenvolvem no melhor período possível, com grande amplitude térmica (noites frias, dias quentes e ensolarados), boa altitude (média de mil metros) e sem chuvas na colheita. A cepa principal, será a Syrah, até agora, a que melhor se adaptou. E ainda em 2020, a Villa Triacca lançará seu primeiro rótulo, o "Seu Claudino", em homenagem ao patriarca da família. 

Assim como a Villa Triacca, outros produtores da região estão investindo e instalando vinhedos. Em breve será construída a Vinícola Brasília, de dez produtores, a 5 minutos da Villa Triacca, que também fazem parte do grupo de sócios da vinícola. Está nascendo mais um pólo vitivinícola no Brasil, com grande potencial enoturístico, e, podem ter certeza, teremos ótimas surpresas, pois serão elaborados grandes vinhos.

LAZER E ECOTURISMO

PASSEIO NA TRILHA DO MACACO PREGO

Possibilidade de realizar caminhadas ou praticar mountain bike na trilha existente entre as incontáveis variedades de árvores e arbustos do cerrado. Todos os dias às 10h, saindo da recepção.
Obs: Recomendamos sapatos fechados.

PARQUE KIDS ECOLÓGICO

Um belo playgroud com diversos brinquedos como pula-pula, mini arvorismo, casinha da árvore, balanço entre outros.

PISCINA AQUECIDA E O BAR DA VILLA

A piscina, com aquecimento solar, tem 150 m² com uma belíssima cascata rústica. ​
No Bar são servidos deliciosos petiscos, drinks, sucos e demais bebidas, feito pelo nosso maitre tunisiano, Nasceur. Além dos hóspede poderem se divertir com sinuca e mesa de toto (pimbolim).
Horários: Das 10:00 às 19h.

LAGOS

Dois lagos de águas azuis e cristalinas com diversas espécies de peixes e uma lagoa de nove mil metros quadrados, a qual é possível passear com pedalinho.

EVENTOS REALIZADOS

FAÇA SEU
ORÇAMENTO
AGORA MESMO!

Preencha os dados e envie para nós.
Em breve entraremos em contato com você.